Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Médica explica possível causa de morte de fã de Taylor Swift e dá dicas de como driblar calor em show - Luziânia

Médica explica possível causa de morte de fã de Taylor Swift e dá dicas de como driblar calor em show

morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, após passar mal no show da Taylor Swift na sexta-feira (17), no Engenhão, no Rio de Janeiro, tem causado comoção na web. Apesar de a causa da morte ainda não ter sido divulgada oficialmente, muitos acreditam que a fã tenha se sentindo mal devido ao forte calor que fazia na Cidade Maravilhosa, com sensação térmica de 59,3ºC.

A médica Dra. Luana Araújo, especialista em doenças infecciosas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com mestre em Saúde Pública pela universidade Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos, falou com a Quem sobre o ocorrido.

“No caso da moça que morreu no show da Taylor, ela estava exposta a um forte calor e cercada por pessoas que também produzem calor. É uma estufa a céu aberto. E aí desidrata, mesmo. O que ocorre é que as pessoas têm limiares diferentes de tolerância a essa desidratação”, explica.

“Pessoas com problemas renais podem ter problemas importantes, assim como cardíacos, com pouca desidratação. Adultos jovens, teoricamente, resistem ou deveriam resistir um pouco mais para ter o mesmo tipo de sintoma. Só que temos que levar em conta também o tempo que essa moça ficou desidratada a 50ºC sem conseguir se hidratar direito no meio dessa muvuca. Não é nada simples”, diz.

FALTA DE ÁGUA PODE LEVAR A INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
A água é fundamental para que as pessoas expostas a altas temperaturas por muitas horas consigam permanecer bem. Dra. Luana concorda com a necessidade da liberação da entrada de garrafas de água em estádios, como pede um abaixo-assinado após a morte da jovem.

“Temos uma exposição direta ao calor excessivo e à entrada de calor no organismo. Isso já é fora do padrão e do saudável para combater isso, é necessária uma proteção do calor, algo que não aconteceu. O segundo mecanismo importantíssimo é uma sudorese eficaz. Quanto mais a gente sua, mais a gente consegue se livrar deste calor. Para isso acontecer, a gente precisa de hidratação adequada. Caso contrário, ela não consegue fazer com que o organismo funcione corretamente”, diz.

Taylor Swift durante show da 'The Eras Tour' no Rio de Janeiro — Foto: Buda Mendes/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management

Taylor Swift durante show da ‘The Eras Tour’ no Rio de Janeiro — Foto: Buda Mendes/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management.

Ana Clara teve duas paradas cardiorrespiratórias antes de chegar ao hospital. A Dra. explica que a desidratação grave pode gerar insuficiência cardíaca.

“Esse processo da sudorese vai desidratar a pessoa de uma maneira muito grave, o que leva a perda de eletrólitos, que são substâncias fundamentais para a contração muscular. E isso pode levar a insuficiência cardíaca e ao óbito”, salienta.

“É inadmissível que alguém fique exposto por tanto tempo a um calor desse tamanho, e inacreditável que alguém seja proibido de se hidratar em uma situação atípica e história em termos de calor. A organização do show tinha que estar distribuindo água e não colocando obstáculos”, pontua a médica, citando a proibição de entrada de qualquer tipo de garrafa de água no local.

A Secretária do Consumidor do Ministério da Justiça ordenou que, a partir deste sábado (18), será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. Taylor apresenta a The Eras Tour pelo segundo dia consecutivo no Rio neste sábado. Além disso, os organizadores deverão disponibilizar água potável gratuita em ilhas de hidratação de fácil acesso.

COMO EVITAR DESIDRATAÇÃO
“É preciso sempre estar preparado para condições climáticas. Se estiver diante de um calor extremo, precisa se lembrar de evitar a exposição ao calor direto, se proteger em um lugar de sombra, se hidratar com água de maneira frequente, mesmo que não esteja sentindo sede. Lembrando que o álcool desidrata. Então, é bom evitar”, sugere.

“E, por último, você precisa estar com roupa leve, que permita ventilação e que você possa suar, além de uma proteção na cabeça. E sempre que puder, molhar com água a cabeça”, finaliza.

Deixe seu comentário:

CURTA NOSSA PÁGINA

SUA MENSAGEM

© Direitos reservados Luziânia FM - A rádio que faz parte do seu dia!