Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Bombeiros seguem combatendo incêndio no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, nesta segunda - Luziânia

Bombeiros seguem combatendo incêndio no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, nesta segunda

Na manhã desta segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros continua combatendo um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. A Prefeitura informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão, por volta das 9h deste domingo (22).

Na manhã desta segunda, o parque tinha ao menos três focos de incêndio. Segundo Walkiria Zanquini, tenente do Corpo de Bombeiros, mais de 1.200 hectares, ou seja, 60% da vegetação, já foi queimada.

A tenente explicou que é uma ocorrência complexa e que exige muito trabalho manual, já que os caminhões de água não conseguem entrar em alguns trechos do parque. “É um trabalho de formiguinha, com bombeiros usando bombas costais, um equipamento que leva mais de 20 litros de água nas costas”.

Zanquini disse ainda que os profissionais não conseguem prever o caminho do fogo. “É um fogo que se alastra muito rápido, a gente não tem dimensão de que parte ele vai atingir porque o fogo caminha junto com o vento, e se o vento muda de direção, o incêndio muda de direção. Ele é imprevisível”, disse a tenente.

O Parque Estadual do Juquery possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as cinzas do incêndio no parque estadual foram transportados pelo vento para a capital paulista. Moradores de diversas regiões relataram uma “chuva de fuligem” invadindo casas desde a tarde de domingo.

O major Palumbo, do Corpo de Bombeiros, informou que a corporação recebeu 2.360 chamados para incêndio em vegetação na Região Metropolitana de São Paulo neste final de semana.

Baloeiros presos

Seis baloeiros foram detidos na noite deste domingo (22), em Franco da Rocha, pela Guarda Municipal. Eles foram localizados na estrada Ettore Palma, após denúncia anônima recebida pela corporação.

O grupo foi levado para a delegacia e autuado por crime ambiental. Ainda não há informações sobre a possível relação das prisões com a queda de um balão que teria provocado o incêndio de grandes proporções em no Parque Estadual do Juquery.

O material usado para soltar balões foi apreendido. Os seis suspeitos pagaram a fiança de R$ 3 mil cada e foram liberados por volta das 2h desta segunda (23).

Incêndio no Parque Juquery destruiu mais de 60% da vegetação — Foto: Elcio Horiuchi e Amanda Paes/Arte G1

Incêndio no Parque Juquery destruiu mais de 60% da vegetação — Foto: Elcio Horiuchi e Amanda Paes/Arte G1

Massa de ar seco

A massa de ar quente e seco que fica sobre o estado de São Paulo até esta quinta-feira (26) pode provocar novos incêndios florestais e queimadas como os que foram registrados no último final de semana na Grande São Paulo.

A previsão para esta semana é de que o tempo permaneça seco na Grande SP até quinta-feira (26). Os percentuais de umidade devem continuar longe do ideal, com valores mínimos próximos ou abaixo dos 20% no período da tarde, segundo meteorologistas do Centro de Emergências Climáticas (CGE).

Essas condições são favoráveis para a propagação de incêndios. A baixa umidade do ar também agrava os efeitos da poluição, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes.

Os meteorologistas alertam para a possibilidade de que novos recordes de temperatura máxima do inverno 2021 sejam observados. O ápice do calor está previsto para a metade da semana, com máxima de até 34°C na quarta-feira (25).

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

CURTA NOSSA PÁGINA

SUA MENSAGEM

© Direitos reservados Luziânia FM - A rádio que faz parte do seu dia!